Estou lendo e relendo o livro de Philip Yancei, Decepcionado com Deus ( Editora Mundo Cristão São Paulo ). Confesso que muitos capí...

Decepcionado com Deus



Estou lendo e relendo o livro de Philip Yancei, Decepcionado com Deus (Editora Mundo Cristão São Paulo). Confesso que muitos capítulos falam diretamente para minha pessoa de experiências que vivi e fizeram-me em certo ponto 'questionar' o real sentido da intervenção divina. A desilusão com Deus nem sempre surge de uma forma tão marcante. Para mim, ela também aparece inesperadamente nos detalhes corriqueiros da vida diária. Segundo o autor é preciso entender a Deus melhor, aprender por que ele algumas vezes age de maneira misteriosa ou nem parece agir. As lutas diárias da vida parecem bem distantes das frases otimistas e triunfantes sobre o amor e o interesse pessoal de Deus que ouço às vezes em igrejas católicas e evangélicas. Até mesmo a Bíblia parece confundir: Contém tanto tragédias quanto triunfos. O que podemos esperar de Deus, afinal?

Parafraseando Philip Yancei, Sei que alguns cristãos rejeitariam sem mais nem menos a expressão decepção com Deus. Tal idéia é inteiramente errada, dizem. Jesus prometeu que a fé do tamanho de uma semente de mostarda é capaz de transportar montanhas, que qualquer coisa pode acontecer se dois ou três se reunirem para orar. A vida cristã é uma vida de vitória e triunfo. Deus quer que sejamos felizes e prósperos e que tenhamos saúde; qualquer outra condição revela falta de fé.

Ainda segundo o autor, Não ousamos restringir a teologia às cantinas dos seminários, onde professores e alunos jogam uma espécie de tênis mental. A teologia afeta todos nós. Algumas pessoas perdem a fé devido a uma profunda sensação de decepção com Deus. Esperam que Deus aja de certa maneira, e as coisas acontecem de forma diferente.

Mas claro que esse embate se dará por vários posts aqui em minha página, visto que um assunto dessa natureza tem combustível suficiente para 'projetar' homens e mulheres a uma fé madura para suportar as injustiças da vida, ou então a uma fé 'acomodada' apenas esperando a poderosa intervenção do senhor.
#somostodosum
Leoni
Colunista

0 comentários: